segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Como encontrar água - Nova Realidade 2012
Cólicas, náusea e diarréia são os sintomas mais comuns de giardíase. Os sintomas podem não se manifestar por duas semanas, mas quando presente, pode durar até seis semanas.
Criptosporidiose é outra doença adquirida pela água envolvendo parasitas encontrados nas fezes. Os mesmos sintomas da giardíase são apresentados com mais gravidade. Ambos os parasitas podem ser encontrados no solo e também na vegetação, então os alimentos devem ser bem lavados antes de serem consumidos e lembre-se: você deve sempre ferver a água, mesmo se ela parecer limpa e clara."
Dicas de economizar água e energia.
Se o petróleo é considerado o ouro negro, nos próximos anos é provável que a água passe a ser conhecida como o petróleo incolor. O fato é que nos próximos anos a água vai ser tornar um recurso cada vez mais raro. Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – em inglês), até 2020, cerca de 1 bilhão de pessoas vai sofrer com a escassez de água. Além disso, até o fim do século, 1 terço de todas as espécies pode ser extinta devido ao aquecimento do planeta. Confira as dicas e um vídeo bônus depois do clique.
Nós, brasileiros, já sentimos na pele uma parte do problema. Em 2001, o apagão, causado pela seca e diminuição nos níveis das hidrelétricas, fez com que o PIB do país caísse em 1,5. Mas quem passou por aquela situação descobriu também o tamanho do desperdício energético, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.
E, se há tanto desperdício, o que podemos fazer para mudar isso? Reunimos neste post 5 atitudes que você pode tomar em casa para diminuir o desperdício de água e outras 5 para diminuir o consumo energético. Afinal, em um país com uma matriz energética baseada em usinas hidrelétricas, eletricidade e água se misturam. E muito.
Economizando água:
- Escove os dentes com a torneira fechada. Deixar a torneira aberta por 1 minuto enquanto se escova os dentes gasta cerca de 15 litros de água. Vá além: leve um copo para o banheiro e escove os dentes com a água do copo. Eu fiz isso em casa. Resultado? Utilizo 1 copo por escovação, ou 200 ml.
- Só use água corrente na hora de enxaguar a louça. Encha a cuba de água e coloque a louça sujas dentro. Isso amolece a sujeira e facilita a limpeza. É bom para você, que tem menos trabalho, e bom para o planeta, porque assim economiza água e detergente, só precisando lavar e enxagüar uma vez.
Na lavanderia, espere acumular as roupas e lave tudo de uma vez. Dessa forma, você economiza água e energia. Vá além: quando for trocar a maquina de lavar, prefira as Front Load, que gastam menos água e energia elétrica, lavando tão bem quanto. Elas podem ser mais caras, mas acabam se pagando.
- Guarde a água de enxagüe da lavadora de roupas para lavar o quintal, o carro, a calçada. Essa água é praticamente limpa e pode ser utilizada para limpar o quintal ou até para bater roupa no tanquinho. O termo para água reutilizada é água cinza.
- Separe o óleo e entregue para a reciclagem. Pode parecer que não tem nada a ver com água, mas a verdade é que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. Além disso, entope ralos e encanamentos. Ele também impermeabiliza o solo, causando enchentes nas grandes cidades. Vá além: recicle você mesmo o óleo de cozinha e faça sabão em casa. Uma das inúmeras receitas você encontra aqui.
Eco-chuveiro traz plantas que filtram e reaproveitam água utilizada
Que banhos rápidos poupam energia você já está pelado de saber. Mas essa agora… anota aí: foi projetado um chuveiro que utiliza plantas para filtrar a água utilizada!
O Eco-chuveiro, criação dos designers Jun Yasamotto, Alban Le Henry, Olivier Pigasse e Vincent Vandenbrouk, tem mecanismos de conservação e reaproveitamento da água.
A água que vem da pia – e do próprio chuveiro – segue para um processo de filtragem minucioso realizado pelo conjunto de plantas. Cada parte da planta desempenha um papel crucial na limpeza da água, desde a areia, por exemplo, que prevê a limpeza inicial retirando o bruto.
A segunda parte fica por conta das raízes das plantas, que estão no corredor ao lado do chuveiro. O produto contém alguns tipos de substâncias que quebram algumas bactérias e sujeiras presente na água. Como a água passa através das raízes das plantas, metais pesados e bactérias são removidas.
Depois, se algumas partículas ainda insistirem em permanecer, um filtro de carbono termina o serviço limpando a água, que volta a ser utilizada na pia ou no chuveiro. Dá pra acreditar?
No site oficial de um dos designers do grupo você pode conferir o passo a passo do processo de filtragem, os tipos de plantas utilizadas e outros projetos. O futuro está aí!
"ÁGUA SECA" PODE AJUDAR NA LUTA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL"
UMA SUBSTÂNCIA QUE LEMBRA AÇÚCAR, CONHECIDA COMO "ÁGUA SECA", PODE SE TORNAR UMA NOVA ARMA NA LUTA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL. ELA ABSORVERIA E GUARDARIA DIÓXIDO DE CARBONO, O GÁS QUE MAIS AJUDA NO AQUECIMENTO. CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL, NA INGLATERRA, DIVULGARAM ESTUDO SOBRE O PRODUTO NO 240° ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE AMERICANA DE QUÍMICOS, SEGUNDO INFORMAÇÕES DO SITE SCIENCE DAILY.
O NOME É ESTE POIS 95% DE SUA FORMAÇÃO É ÁGUA, E É SECO E IGUAL A PÓ. OS PESQUISADORES, LIDERADOS POR ANDREW COOPER, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE, DISSERAM QUE O PRODUTO PODE TER VÁRIAS UTILIDADES, COMO, POR EXEMPLO, SER UMA MANEIRA SEGURA DE TRANSPORTAR E GUARDAR PRODUTOS INDUSTRIAIS PERIGOSOS.
CADA PARTÍCULA DO PRODUTO CONTÉM UMA GOTA DE ÁGUA MODIFICADA POR SÍLICA. A SÍLICA IMPEDE QUE AS GOTAS DE ÁGUA, DEPOIS DE TRANSFORMADAS EM PÓ, VOLTEM A SER LÍQUIDAS. O RESULTADO É UM FINO PÓ QUE PODE SUGAR GASES.
A ÁGUA SECA FOI DESCOBERTA EM 1968, COM O PRINCIPAL USO SENDO EM COSMÉTICOS. EM 2006, CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE HULL, TAMBÉM NA INGLATERRA, COMEÇARAM A ESTUDAR A ESTRUTURA DO PÓ, E PERCEBERAM QUE HAVIA POSSIBILIDADE DE OUTROS USOS. A ÁGUA SECA ABSORVE TRÊS VEZES MAIS DIÓXIDO DE CARBONO DO QUE PRODUTOS COMUNS SEM A MISTURA DA SÍLICA. FONTE: NOTICIAS TERRA
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Águas Passadas
A escassez de água na Terra é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque em pesquisas, grupos de debate e na mídia. O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) colocou o tema em foco e desviou um pouco as atenções que estavam todas voltadas para as emissões de carbono na atmosfera responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.
Apesar de agora estar em evidência, a questão da falta de recursos hídricos não é uma ameaça futura. "Já enfrentamos o problema da escassez e do mau uso, com doenças e sérios comprometimentos sócio-econômicos", afirma o biólogo e pesquisador da UFF Marcelo Bernardes. "Até mesmo em países com grande disponibilidade de recursos hídricos há sérios problemas de escassez", alerta a engenheira Heloisa Firmo, professora adjunta do DRHIMA (Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente) da Escola Politécnica da UFRJ. Ela complementa que, com a falta dos recursos superficiais, pode haver aumento da exploração e da poluição dos aqüíferos subterrâneos.
A maior parte da água no planeta é salgada: 97,5%. Os 2,5% do total que são constituídos água doce podem parecer pouco, mas seriam suficientes para a população humana, se bem utilizados. No entanto, algumas regiões que um dia já tiveram água em abundância e de qualidade hoje vivem a baixa oferta do recurso, comprometido por um crescimento populacional elevado no último século e uma demanda exponencial desprovida de uso racional – conforme explica Bernardes, acrescentando que se pode relacionar as causas de uma escassez não apenas à intensificação da demanda gerada pelo intenso crescimento mas principalmente ao mau uso, que inclui consumo em excesso e o descarte impróprio da água não tratada.
"O problema da oferta de água é que ela é muito mal distribuída no planeta, ou seja, onde há muita disponibilidade, há poucos habitantes, e nas grandes cidades, onde há maior concentração populacional, a água está tão poluída que é caro demais recuperá-la. Há regiões onde a escassez se dá por razões de clima e morfologia do solo, que não retém a umidade", explica Heloisa, que aponta outra dificuldade particularmente associada aos recursos hídricos. Ao contrário do que acontece com a energia, que graças às linhas de transmissão pode ser gerada num determinado local – Tocantins, por exemplo – e distribuída para outros, as bacias hidrográficas não se comunicam, a não ser que haja transposição de águas em bacias vizinhas. "Os problemas também são quase independentes. Por exemplo, se economizarmos água na bacia do Tocantins, não vai sobrar água na bacia do Paraná".
Também não se pode, segundo Bernardes, desvincular a questão da escassez de água de outros problemas ambientais. "O mau uso da água está diretamente relacionado ao mau uso da terra. Hoje podemos ver regiões em processo de desertificação relacionada ao desmatamento excessivo; elevados índices de mortalidade vinculados ao lançamento de efluentes domésticos; escassez devido ao excesso na captação ou desvio de água entre bacias, entre outros", afirma o biólogo.
É preciso atenção ainda ao fato de que a humanidade já vem lançando mão da água presente nos lençóis subterrâneos – que representa 29,9% do total de água doce do planeta, sendo que 68,9% estão nas calotas e geleiras, 0,3% nos rios e lagos e 0,9% em outros reservatórios – e essa utilização traz alguns riscos. "Os aqüíferos subterrâneos são mais protegidos, portanto, é mais difícil serem contaminados. Por outro lado, uma vez contaminados, é muito mais difícil tratar suas águas. Eles são reservas estratégicas de água para um futuro não muito distante", diz Heloisa, lembrando que iniciativas já estão sendo tomadas em direção à resolução de problemas relacionados a essa questão. "Há um esforço conjunto feito pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina para o estudo, coleta de informações e adoção de medidas de preservação e uso sustentável do aqüífero Guarani, maior reserva de água doce da América do Sul e cujas águas cobrem mais de 1 milhão de km2, sendo 80% dele no Brasil".
O que fazer
Bernardes acredita que para evitar que os recursos hídricos se acabem é preciso que todos se envolvam. "Devemos absorver este problema como nosso e não dos outros, local e regionalmente. Somente assim iremos ver alguma resposta global. Sugiro que individualmente façamos o uso devido da água, que socialmente sejamos representados nos comitês de bacias hidrográficas e que valorizemos os projetos de uso sustentável, recuperação e monitoramento das águas". Esses comitês seriam formados por representantes legais de toda a esfera da sociedade e sem tendências políticas. O pesquisador acredita que o modelo é eficiente porque garante idoneidade, considerando toda a unidade de uma bacia hidrográfica.
Segundo Heloisa, os fatores que poderiam levar à escassez de água no planeta são o desperdício, a contaminação dos aqüíferos, a não-realização de obras para a coleta de esgoto e a falta de medidas de gestão dos recursos hídricos, como a implementação de políticas sérias – que incluem não só a participação da sociedade civil organizada por intermédio dos comitês de bacias hidrográficas, opinião que ela compartilha com Bernardes, como o fortalecimento das instituições atuantes na política, tais como as agências nacional (ANA) e estaduais; o cumprimento das medidas definidas nos planos estratégicos de bacias hidrográficas; a adoção dos instrumentos para a gestão, como, por exemplo, a cobrança e a outorga dos recursos hídricos; a construção de obras necessárias para a adução da água.
Para a água ser utilizada da melhor maneira, seu aproveitamento deve ser projetado de forma integrada, atendendo ao maior número e tipo de usuários possível – explica Heloisa, lembrando que a prioridade no Brasil é melhorar as condições de saneamento, já que dados do IBGE mostram que em torno de 75% dos municípios brasileiros despejam o esgoto in natura em seus rios. De acordo com relatório recente da ANA, a perda de água na captação e distribuição encontra-se na faixa dos 30%, valor que sobre para 50% se forem contabilizados os prejuízos por cadastros desatualizados e ligações clandestinas.
Paralelamente à necessidade de medidas mais difíceis como a implementação efetiva da Política Nacional dos Recursos Hídricos e a realização das obras para instalação de redes de coleta de esgotos e de abastecimento de água, a pesquisadora aponta iniciativas mais fáceis e práticas, que todos podem tomar: a diminuição do desperdício, a não-utilização de mangueiras como "vassouras hidráulicas" para a lavagem de calçadas; evitar banhos demorados, lavagem excessiva de roupas, fechar a torneira enquanto se escova os dentes. "É importante também a educação quanto ao respeito ao meio ambiente no sentido de não se jogar detritos nem lixo nos nossos rios, já tão deteriorados".
Situação da água no mundo e por regiões
MÉXICO - Todos os países do mundo enfrentam problemas relacionados à escassez e má distribuição da água, um dilema discutido no 4º Fórum Mundial da Água, entre os dias 16 e 22 de março no México.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a situação por continentes dos recursos hídricos e as recomendações para a racionalização são as seguintes:
SITUAÇÃO MUNDIAL
Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água.
Apenas 1% da água da Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo.
A água potável salva mais vidas que todas as instituições médicas do mundo: segundo a ONU, a água contaminada causa 80% das doenças do planeta.
ÁFRICA
Conta somente com 9% dos recursos mundiais de água potável.
No continente negro os desastres naturais mais graves são as secas, inundações e desertização devido a má distribuição do recurso.
Na última década, a África sofreu um terço das catástrofes mundiais causadas pela água ou pela sua carência, que afetaram 135 milhões de pessoas.
A questão mais complexa para o continente é como solucionar os problemas de pobreza e acesso à água. Quase 230 milhões de africanos sofrerão pela escassez de água em 2025.
AMÉRICA LATINA
É uma região muito rica em recursos hídricos.
Pelas bacias do Amazonas, Orinoco, São Francisco, Paraná, Paraguai e Magdalena corre 30% da água superficial da Terra.
Apesar da abundância de recursos hídricos, dois terços da região são zonas áridas e semi-áridas. Destacam Argentina, Bolívia, o nordeste do Brasil, Chile, o centro e norte do México, Peru.
Um quarto da população da América Latina e Caribe vive em regiões onde a demanda de água é maior do que a capacidade de recuperação deste recurso.
AMÉRICA DO NORTE
Registra a maior cobertura de abastecimento e saneamento de água no mundo.
Toda a população conta com água potável e saneamento.
Cerca de 49% da água doce dos Estados Unidos é usada para a agricultura. Esse país é o segundo maior produtor de hidroeletricidade do mundo com 10% a 12% da produção mundial.
A contaminação dos rios é a maior preocupação da área. Nos EUA, 120 das 822 espécies de peixes de água fluvial estão em perigo de extinção.
ORIENTE MÉDIO
Cerca de 5% da população mundial vive no Oriente Médio e o norte da África, mas contam com menos de 1% da água disponível no planeta.
Os desafios da região são a falta de água, a perda da qualidade, a defasagem na administração do recurso e a falta de saneamento.
Cerca de 85% da região corresponde a zonas áridas.
ÁSIA-PACÍFICO
Cerca de 86% da água consumida na região Ásia-Pacífico é destinada à agricultura, acima da média mundial de 71% para essa atividade. Outros 8% são para a indústria e apenas 6% para uso doméstico.
Um terço da população da região, que representa 58% da mundial, não desfruta de saneamento básico.
China, Índia e Indonésia guardam a metade de toda a água da região.
O desafio crescente são os desastres naturais pois a região concentrou 35% dos desastres naturais relacionados com a água no período 1990-2001. Entre os mais graves está o causado por um tsunami no sudeste asiático no dia 26 de dezembro de 2004. Nesse dia morreram mais de 230 mil pessoas nos 12 países afetados, a maioria da Ásia e sudeste da África.
EUROPA
Na Europa são consumidos 300 litros por habitante diariamente, duas vezes menos que nos EUA e Japão, mas 20 vezes mais que na África subsahariana.
Existe um problema no sistema de distribuição, pois 40% da água transportada se perde.
A costa mediterrânea na Itália, Espanha e Turquia é afetada pela extração excessiva de água para consumo humano, para o turismo e drenagem.
Cerca de 18% da população vive em países com escassez de água, entre eles Espanha, Chipre, Malta e Itália.
O principal desafio na região é melhorar a distribuição do recurso.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Água filtrada ou água mineral?
Você deve sempre consumir água potável, pois ela está livre de bactérias, impurezas e outros organismos que podem trazer doenças. As melhores opções, neste caso, são as águas minerais e as filtradas.
Muita gente confunde uma com a outra. Principalmente porque a indústria de filtros de água não tem interesse de explicar que há diferenças entre elas. São coisas sutis, mas que podem significar muito na hora do consumo.
A água filtrada, como o próprio nome diz, é aquela que passa por um tratamento caseiro. Ela vem da torneira, entra no filtro (de cerâmica ou de carvão ativo, por exemplo) e lá é purificada. Assim, você pode consumi-la sem medo, pois as impurezas ficam no filtro. É preciso lavá-lo e trocá-lo sempre. Do contrário, vai chegar um momento em que o filtro não cumprirá mais sua função. A água que vem da torneira também pode ser fervida antes de ser consumida.
Já a água mineral não precisa passar pelo processo de filtração. Ela já é purificada e vem de fontes naturais. A água mineral tem vantagem maior sobre a água filtrada. Enquanto a primeira já vem com nutrientes acrescentados em sua composição, a segunda não. Por isso, a água mineral traz mais benefícios para a saúde, enquanto que a água filtrada serve apenas para a hidratação.
Os nutrientes presentes na água mineral são diversos. Depende do tipo de fonte da qual ela é retirada. Os mais comuns são cálcio, flúor, magnésio e potássio. Se você precisa aumentar os níveis destes compostos no seu organismo, dê preferência para a água mineral. Mas se você não sente esta necessidade, beba a filtrada. Só não consuma água diretamente da torneira, pois isto pode fazer muito mal.
sábado, 29 de maio de 2010
SIEMENS TRAZ SOLUÇÕES PARA ÁGUA ULTRAPURA DURANTE FCE PHARMA 2010 QUE ACONTECE EM SÃO PAULO
Durante a FCE Pharma 2010, que aconteceu de 25 a 27 de Maio, no Transamérica Expocenter, em São Paulo, a Siemens Water Technologies lança produtos para o segmento. A companhia possui portfolio completo de soluções para tratamento de águas e efluentes. Além disso, a Siemens se posiciona fortemente no mercado, agregando cada vez mais tecnologias aos equipamentos e apresentando soluções inovadoras e sustentáveis para o ciclo completo de água no segmento farmacêutico.
Fabricado no País, uma das soluções que serão lançadas no evento é o Pharma Brasil - um sistema modular para geração de água purificada. A produção brasileira poderá atender a toda a América do Sul. A solução é utilizada em indústrias farmacêuticas e em unidades que necessitem de água ultrapura. O produto possui sanitização térmica de 80° Centigrados, garantindo um melhor controle microbiológico em seu processo produtivo. Totalmente integrado e automatizado o sistema Pharma Brasil é projetado para ajudar o cliente a acelerar todas as fases de planejamento, aquisição e comissionamento do sistema de purificação de água.
Outra novidade será o Ion Right SystemT, a mais recente tecnologia alternativa para geração de água desmineralizada composto por sistema compacto em regime de locação. A Siemens Water Technologies é líder em deionização portátil - processo utilizado para remoção de sólidos suspensos, que não são retiradas pelos processos normais de filtração. A solução da companhia chega para trazer ao mercado, a mais recente tecnologia na prestação consistente, água de alta pureza a partir de água potável, solução possível com o novo sistema IonRightT.
O Ion Right Pharma, também apresentado durante a FCE Pharma 2010, é um conjunto de soluções destinado ao segmento farmacêutico para produção de água purificada com grau PW (purified water). Já para atender o mercado de água laboratorial a Siemens mostra, ainda, equipamentos para produção de água para esse segmento o Labostar e euRo AFU, com classificações Tipo I, Tipo II e Tipo III (denominações de mercado para identificar os níveis de processo e termos contaminantes do sistema de filtração).
Sobre o Setor Industry da Siemens
O Setor Industry da Siemens é fornecedor líder mundial em sistemas de produção, transporte e construção. Tecnologias de hardware e software combinadas com soluções específicas para o setor possibilitam à Siemens aumentar a produtividade e a eficiência de seus clientes nas áreas de indústria e infra-estrutura. O Setor compreende seis Divisões: Building Technologies, Industry Automation, Industry Solutions, Mobility, Drive Technologies and Osram. No exercício de 2008 (encerrado em 30 de setembro), a Siemens Industry apresentou faturamento de ?38 bilhões (não-consolidado), com aproximadamente 222.000 colaboradores em todo o mundo.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Embrapa preocupada com água do planeta parabéns.
A parceria visa unir as competências técnicas de cada instituição – as soluções tecnológicas para agricultura, desenvolvidas pela Embrapa, e a política da ANA de gestão das águas no Brasil. O acordo prevê ações que estimulem o conhecimento técnico-científico, no âmbito dos recursos hídricos, da irrigação, da agricultura, pecuária, silvicultura e demais áreas afins e contempla, ainda, áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia de alimentos.
Segundo o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o Brasil é cada vez mais demandado por água, principalmente no que diz respeito à agricultura que produz alimentos, energia e fibras. “Nós temos dois desafios: fazer com que a prática da irrigação seja sustentável, com isso a importância de trabalhar com a ANA, e utilizar as boas práticas nas áreas de expansão da fronteira agrícola”, ressaltou. Crestana afirmou, ainda, o fato de a cooperação ser estratégica do ponto de vista ambiental e econômico.
Para o presidente da ANA, José Machado, é um privilégio se aproximar institucionalmente da Embrapa para desenvolver ações que atendam aos interesses do país. “A atividade agrícola requer um consumo elevado de água e nem sempre esse consumo é sustentável. Daí a importância de unir esforços e avançar nessa questão do uso racional da água, desenvolvendo técnicas apropriadas, tanto para melhorar os solos, quanto para proteger os custos de água”, explicou.
Desde setembro do ano passado, as duas instituições discutem os principais pontos para a efetivação do acordo técnico e a possibilidade de contratos específicos firmados para determinadas atividades. Alguns grupos de trabalho já foram definidos a fim de atender áreas específicas como o Centro de Referência de Irrigação, Zoneamento Agroecológico, Produtor de Água e Agritempo. Pretende-se, ainda, disponibilizar na internet um banco de dados para processar todas as informações sobre o tema, possibilitando que outros órgãos incorporem seus dados.
Irrigação no Brasil
No País, há cerca de 3,5 milhões de hectares irrigados, o que corresponde a cerca de 6% da área plantada. Porém, o Brasil tem um potencial de mais de 20 milhões de hectares irrigáveis. A irrigação é capaz de potencializar o desenvolvimento agrícola, permitindo grandes produções sem implicar, necessariamente, expansão da área de cultivo. Atualmente, é responsável por mais de 16% da produção e por 35% do valor econômico total gerado pelo setor agrícola.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, medidas têm sido adotadas para racionalizar o uso da água nas lavouras de arroz irrigado. Em 1960, eram necessários 5,7 mil litros de água para produzir 1kg de arroz; hoje, muitos produtores conseguem a proporção de mil litros de água para cada quilo de arroz.
Dia Nacional da Água
A assinatura do acordo técnico entre Embrapa e ANA celebra o Dia Nacional da Água, instituído dia 22 de março. Comemorado em todo o Brasil, o dia ganhou destaque no Senado Federal que abriu a Semana da Água, no dia 18, e na Câmara dos Deputados que segue com uma programação até o dia 28.
O Dia Nacional da Água foi instituído por meio da Lei 10.670 de 14 de maio de 2003, e passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial. A instituição do Dia Mundial da Água ocorreu no Rio de Janeiro, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como Eco 92.
Em 22 de dezembro daquele ano, a Assembléia Geral da ONU, por meio da Resolução 47/193 declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 93, seria celebrado o Dia Mundial da Água. A decisão do organismo internacional baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, referentes a recursos hídricos.
brastemp lança anuncio molhado.
A DM9DDB criou para o Purificador de Água Brastemp um encarte impresso com tinta especial que quando é molhado revela o nome de inúmeras bactérias que podem estar presentes na água utilizada.
O anúncio questiona se, depois da experiência com a peça molhada, o consumidor ainda acha que a água de sua casa ”é pura”.
Na última página do encarte, a agência apresenta o sistema de tripla filtragem do Purificador Brastemp.
Qualidade de água para aquicultura
O curso acontece pela manhã e à tarde, no auditório da Embrapa Amapá, e conta com a participação da coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Luana Silva.
Durante a primeira palestra, Kárlia Amaral abordou questões relacionadas ao cultivo de organismos aquáticos, demonstrando técnicas de controle (Boas Práticas de Manejo) para manutenção de parâmetros físico-químicos ideais da qualidade da água nos diferentes sistemas de produção.
“É importante que os alunos aprendam os conhecimentos da aquicultura e a qualidade de água porque esta atividade vem crescendo no mundo e tem se mostrado como alternativa para diminuir a sobreexploração dos estoques pesqueiros”, afirmou a pesquisadora.
A professora da UEAP, Luana Silva, ministrou palestra sobre liminologia (ciência que estuda as águas interiores) e poluição aquática, explicando para os alunos como são os processos de eutrofização (fenômeno causado pelo excesso de nutrientes na água) dos corpos d’ água e os métodos de amostragem da coleta de água.
“O importante é que os alunos entendam como acontecem os processos causados pelos excessos de nutrientes na água” explicou a professora. Como parte da programação, durante o período da tarde, os alunos acompanharam a apresentação de como utilizar os equipamentos de medição da qualidade da água. Este curso faz parte da programação de estágio dos alunos concluintes da Escola Família Agrícola do Pacuí, localizada no distrito de São Joaquim do Pacuí, município de Macapá.
domingo, 23 de maio de 2010
A vingança
Bem como todos sabem o toureiro a marca dele e matar o touro mas desta vez foi diferente,o toureiro sevilhano Julio Aparicio, foi chifrado no rosto quando participava do Festival, na arena de Las Ventas, em Madri. O chifre do touro entrou por baixo da mandíbula de Aparicio, pelo lado direito, quando ele se levantava após ter sofrido uma queda e saiu pela boca do espanhol, atravessando a língua. Ele sofreu fratura no maxilar superior.
E amigos desta vez quem riu foi o touroo.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
25 dicas pra vender mais e melhor
Com a onda do “atender mal o cliente” em moda na maioria das empresas, “atender bem o cliente” ainda é, infelizmente, uma diferenciação no mercado. Você pode fazer diferente e se destacar no mercado como um excelente vendedor, seja de idéias, produtos ou serviços. Para isto, lembre-se sempre que seu patrão são seus clientes, sendo assim, dê-lhes a importância devida. A seguir trago 25 dicas para vender mais e melhor, que se colocadas em prática te trarão ótimos resultados, aumento das vendas e fidelização de seus clientes.
1 Sorria de forma que transmita ao cliente o prazer que sente em sua companhia. Isso vende e faz amigos.
2 Identifique-se ao primeiro contato. Todos Gostam de saber o nome da pessoa com quem estão falando.
3 Atenda as pessoas da forma como você gostaria de ser atendido.
4 Jamais diga para o cliente “é só isso?”. Você pode estar acabando com sua chance de vender mais.
5 Sua venda começa antes do diálogo com o cliente. O primeiro contato, o olhar e postura de “boas vindas” são decisivos para cativar o cliente.
6 Faça perguntas ao seu cliente. Ajude-o a dizer o que ele realmente quer. Em apenas 40% dos casos, os consumidores sabem exatamente o que desejam comprar.
7 Sempre trate seu cliente de forma muito especial. Lembre-se que ele é o “patrão do seu patrão”.
8 O bom vendedor é aquele que vende. O ótimo vendedor é aquele que faz o cliente vender, trazendo ou indicando amigos para comprarem com ele.
9 Conquiste o coração do cliente e não apenas seu dinheiro.
10 Trabalhar em equipe torna o ambiente mais saudável e produtivo.
11 A postura física do vendedor na loja é muito importante, nunca fique encostado em paredes, prateleiras e balcões. Isso passa uma idéia de que você não está com vontade de trabalhar.
12 Esteja sempre à disposição do cliente, para atendê-lo e acompanhá-lo até o momento de ele sair da loja. Mas cuidado para não exagerar e acabar incomodando o consumidor.
13 Se outro colega está vendendo melhor que você, procure observar detalhadamente com o ele trabalha. Aí está a chance de melhorar seu desempenho de vendas.
14 Não tenha medo de clientes difíceis. Com profissionalismo e simpatia, você tem tudo para atendê-lo da melhor maneira.
15 Criatividade é um dos grandes predicados que todos nós temos. Porém, só brota quando estamos motivados com o que fazemos.
16 Tenha sempre em mente: “não posso apenas vender. Tenho que conquistar esse cliente para que ele volte e indique-me para seus amigos”.
17 Respeito e confiança. Para seu cliente isto é tão importante quanto preço e qualidade.
18 Leia muito. Mantenha-se sempre bem informado, seu sucesso profissional depende disso.
19 Boa vontade é essencial. Se não tiver o produto que seu cliente busca, tente localizá-lo em outra loja.
20 Nunca esqueça de cumprir aquilo que ficou estabelecido junto com o cliente.
21 Além do preço, venda sempre para o cliente os outros benefícios que seu produto possui.
22 Vendendo ou não, depois do atendimento, analise a sua conversa com o cliente. Examine o que deu certo e o que deu errado. Você estará melhor preparado para sua próxima venda.
23 Achar que apenas preço baixo é importante só serve para desvalorizar a função de vendedor.
24 Um bom atendimento começa com um bom ambiente de trabalho. Um clima positivo em sua loja envolverá positivamente o seu cliente.
25 Bom atendimento. Esse é o diferencial que mais cativa os consumidores.
terça-feira, 18 de maio de 2010
DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE - 2010 "ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE"
22 de maio: Dia da Biodiversidade
Publicado por http://www.envolverde.com.br/
Está chegando uma ocasião duplamente oportuna para se celebrar, refletir e cuidar do planeta! 22 de maio de 2010 é o Dia Internacional da Biodiversidade no Ano Internacional da Biodiversidade.
Foi pensando nisso que foi criada a Rede Biodiversidade 2010, um espaço virtual onde os participantes podem obter informações interessantes sobre biodiversidade, ter acesso a uma agenda de eventos relacionados, postar e ver fotos, e ainda sugerir atividades para celebrar o Dia da Biodiversidade.
Participe dessa iniciativa e conte o que você vai fazer em 22 de maio para celebrar a biodiversidade. Acesse http://diadabiodiversidade.ning.com/ , cadastre-se e mostre o que você vai fazer pela natureza e suas espécies.
Não deixe de conhecer também o site do WWF-Brasil, seção Biodiversidade: http://www.wwf.org.br/biodiversidade/
A Rede Dia da Biodiversidade 2010 é uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente, governo alemão, GTZ, KFW, Revista GEO, e organizações não governamentais brasileiras como WWF-Brasil, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
(Envolverde/WWF-Brasil)/site Tratamento de Água
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Para quem não se hidrata
• - descamação do couro cabeludo;
• - distúrbios de concentração;
•- sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta;
•- ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
• - conjuntivites;
• - sinusites;
• - bronquites;
• - pneumonias;
- lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
• - queda e enfraquecimento dos pêlos;
• - baixa produção de saliva;
•- distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
•- respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
•- constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
•- impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.
É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente, conforme já disposto.
Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.
Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água. Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço, para não prejudicar a digestão.
Há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto se deveria tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte para a substância.
vamos ajudar?
achei uma ideia muito legal por isso estou postando
Reciclar é mesmo tudo de bom, achei esta imagem na net e trouxe para cá mesmo pela idéia de poder reciclar este material.
Não sei se vocês sabem mas, uma tonelada de plástico demora de 200 e 450 anos para se decompor. Se esta mesma quantidade for reciclada, evitaremos a extração de milhares de litros de petróleo.
Reciclável – plástico filme, plástico rígido, PET, tampas, potes, frascos, embalagens de refrigerantes, embalagens de material de limpeza, copos, canos e tubos.
Gente, vamos fazer valer a idéia e deixar nosso mundo melhor para nossos filhos, netos, bisnetos...
Basta obter duas garrafas pet, recorte o fundo, fure os mesmos com alfinete quente, mais ou menos com a mesma distância, e depois basta costurar com nylon o fecho e está pronto o porta moedas...
Ou então, talvez um porta trecos...
Por onde anda sua humildade?
A pessoa arrogante, orgulhosa, não conquistou a humildade, pois não sabe apreciar e valorizar a simplicidade. Tem sempre que demonstrar seu ar de superioridade, menosprezando quem está ao seu lado, pois acredita ser esse o caminho que irá garantir ser reconhecido. Desprezar o outro, o faz acreditar que é melhor, superior.
Claro que falar de humildade não torna ninguém humilde. Mas por que é tão difícil praticar a humildade? Nossa sociedade ainda e, infelizmente, associa humildade com inferioridade, fraqueza, submissão e até pobreza. Quando, na verdade, está relacionada com distinção, respeito, gentileza, sensibilidade, graciosidade, simplicidade e, principalmente, autoconhecimento! Afinal, quem tem plena consciência do seu valor pessoal não precisa se exaltar, se mostrar aos outros, nem se comparar. Não precisa gritar para que todos ouçam o quanto é melhor! Não sente necessidade de exibir sua capacidade, seu poder, prestígio ou cultura, porque tem consciência de seus valores internos. Não precisa diminuir o outro para que consiga se elevar.
As pessoas humildes realçam e valorizam as "pequenas grandes" conquistas do dia-a-dia em sua essência. Tratam as outras pessoas como seres dignos de respeito, pois possuem a capacidade de se colocarem no lugar do outro em seu sofrimento. E você, como se comporta perante o sofrimento de quem ama e das pessoas que sequer conhece? Como trata as pessoas que estão à sua volta? Como valiosos presentes em sua vida ou como se estivessem sempre atrapalhando? Como enfrenta as dificuldades que surgem em seu caminho? Como trata aqueles que por vezes o machucam? Com humildade, serenidade, confiando em sua capacidade de superar e aprendendo com cada uma dessas pessoas ou julgando-as e condenando-as? Por que, por vezes, se torna tão complicado ser flexível diante de alguns acontecimentos? Por que tendemos agir por impulsividade, sem pensar e sem analisarmos as próprias atitudes, como se só o outro fosse errado? Por sermos superiores? Sermos o certo? Quem nos garante que agimos da melhor maneira? Será que somos honestos com o outro como gostaríamos que fossem conosco? Creio que seja preciso um tempo para refletir sobre essas questões e conseguir responder essas perguntas. Afinal, ninguém é superior a ninguém, apenas podemos, sim, estar em momentos ou estágios diferentes, apenas isso.
Pode ser valioso também aprofundar essa análise em sua infância. Conviveu com pessoas arrogantes, orgulhosas? A criança que convive com o preconceito, incompreensão, críticas excessivas, pais inseguros, inflexíveis, excessivamente exigentes, dominadores, pode ter dificuldade quando adulto de desenvolver a humildade, pois para ser aprovada era necessário muitas vezes ser igual, experimentando sempre uma sensação de carência. Assim, se tornam pessoas orgulhosas, não de quem são, mas de quem acreditam ser. O orgulho, arrogância, em geral, faz parte de pessoas com pouco autoconhecimento, por não se conhecerem precisam passar uma imagem de pessoas seguras, exatamente ao contrário do que verdadeiramente sentem. Pisam nos outros como sentem que foram pisadas durante parte de sua vida. Estão sempre buscando corresponder às expectativas dos outros para serem aceitas, ignorando os próprios sentimentos e quem são na verdade. Isso pode gerar um sentimento crônico de insatisfação, buscando sempre ser admirada de alguma maneira. Acredita que o externo, com seus aplausos e reconhecimento, através de sua vaidade extrema e pela busca de status, poderão compensar a falta de contato com seu mundo interior, que na verdade, sequer conhece. Com isso, busca transmitir uma imagem idealizada de ser extremamente importante, não importando os meios pelo qual irá atingir essa imagem. Mas será que vale mesmo a pena ser orgulhoso, arrogante? Será que vale perder um amor por orgulho? Vale perder uma amizade? É mais importante manter sua imagem do que ser humilde o suficiente para admitir seu erro e pedir desculpas? Por que não ser mais amoroso consigo mesmo e aos poucos perceber a riqueza de existe dentro de si? Por que não mudar a maneira de tratar a si mesmo e estender aos outros? Por que não perceber que o aplauso mais significativo com certeza sempre será o seu? Pense sobre isso, acima de tudo com muita, muita humildade!
As fotografias e as informações neste artigo refletem o trabalho de Masaru Emoto, um criativo e o visionário pesquisador japonês. O Sr. Emoto publicou um livro importante, "A Mensagem da Água", com as descobertas da pesquisa mundial que foi realizada por ele. Se você tem qualquer dúvida de que seus pensamentos afetam tudo em, e ao redor de você, as informações e fotografias que são apresentadas aqui, tiradas do livro com os resultados da pesquisa publicada por Emoto, mudarão sua mente e alterarão suas convicções profundamente.
Com o trabalho do Sr. Emoto ficamos munidos de evidência efetiva de que a energias vibracionais humanas, pensamentos, palavras, idéias e músicas, afetam a estrutura molecular da água. A mesma água que compreende 60% de um corpo humano maduro e cobre a mesma proporção do nosso planeta. A água é a fonte de toda a vida neste planeta, e qualidade e integridade são vitalmente importantes a todas as formas de vida. O corpo é como uma esponja e está composto de trilhões de câmaras chamadas células que comportam líquido. A qualidade de nossa vida está diretamente ligada à qualidade de nossa água.
A água é uma substância muito maleável. Sua forma física adapta-se facilmente ao que o ambiente contém. Mas a aparência física não é a única coisa que muda, sua estrutura molecular também muda. A energia ou as vibrações do ambiente mudarão a forma molecular da água. Neste sentido a água tem, não somente a habilidade de refletir visualmente o ambiente, mas também reflete molecularmente este ambiente.
O Sr. Emoto documentou visualmente estas mudanças moleculares na água por meio de suas técnicas fotográficas. Ele congelou gotas de água e examinou-as então sob um microscópio de campo escuro dotado de recursos fotográficos. Seu trabalho demonstra claramente a diversidade da estrutura molecular da água e do efeito do ambiente sobre a sua respectiva estrutura molecular.
A neve tem caído sobre a Terra por mais de alguns milhões de anos. Cada floco de neve, como já dissemos, tem uma forma e uma estrutura muito originais. Congelando a água e examinando a fotografia da estrutura, como o Sr. Emoto fez, você obterá incríveis informações a respeito da água.
Sr. Emoto descobriu muitas diferenças fascinantes nas estruturas cristalinas da água de muitas fontes diferentes e condições diferentes ao redor do planeta. A nascente de água pura que jorra da montanha, mostra maravilhosos desenhos geométricos em seus padrões cristalinos. Águas poluídas e tóxicas das áreas industriais e povoadas, águas estagnadas das tubulações e represadas em armazenamentos mostram estruturas cristalinas definitivamente distorcidas e formadas aleatoriamente.
Com a popularidade recente da terapia da música, o Sr. Emoto decidiu observar que efeito a música tem na estrutura da água. Colocou uma água destilada entre dois altofalantes por diversas horas e fotografou então os cristais que se formaram depois que a água foi congelada.
Após ter visto como a água reagia às circunstâncias ambientais, poluição e música, o sr. Emoto e seus colegas decidiram observar como os pensamentos e as palavras afetavam a formação de águas destiladas não tratadas e águas puras, usando palavras datilografadas em papel por um processador de texto e coladas nos frascos de vidro durante a noite. O mesmo procedimento foi executado usando os nomes de pessoas falecidas. As águas foram então congeladas e fotografadas.
O trabalho extraordinário de Masaru Emoto é uma revelação surpreendente, e é uma ferramenta poderosa que pode mudar nossas percepções de nós mesmos e do mundo em que vivemos para sempre. Nós temos evidências profundas de que nós podemos curar positivamente e podemos transformar a nós mesmos e ao nosso planeta pelos pensamentos que nós escolhemos pensar e as maneiras como colocamos estes pensamentos em ação.
Estas fotografias mostram os incríveis reflexos da água, como viva e altamente responsiva a cada uma de nossas emoções e pensamentos. Ficou claro que a água facilmente assimila as vibrações e as energias do ambiente, seja tóxico e poluído ou naturalmente puro.
Vargas, flagrou o momento em que uma funcionária abastecia o galão de água do bebedouro com água da torneira, localizada no pátio do Hospital. O paciente, que preferiu não ser identificado, gravou tudo pelo celular e cedeu as imagens ao Jornal Meio Norte.
Ele conta que desconfiava que os galões não eram trocados por outros ainda lacrados porque sempre que havia reposição, os galões chegavam molhados. "Desconfiei quando vi aquilo". Isso o motivou a acompanhar a funcionária encarregada de abastecer o bebedouro. "Foi então que vi que
aquela água não era filtrada, mas sim da torneira".
O paciente conta ainda que questionou a funcionária, que segundo ele, respondeu com desdém. "Ela disse que todo mundo bebia daquela água, portanto, eu não poderia reclamar", afirmou. "Isso é um absurdo. É inadmissível um hospital oferecer água da torneira para os seus pacientes beberem. Isso mostra a calamidade da saúde a que temos que nos
submeter", completou.
A direção do ambulatório informou que já tem conhecimento do caso e já solicitou as devidas providências. A diretora Fátima Garcez destacou que a maioria dos bebedouros já possui purificador de água, apenas um precisa de reposição em galões. Ela acredita que os funcionários preferem colocar água da torneira por comodidade, já que a vazão do filtro é muito pequena.
"Como na torneira é mais rápido, eles se recusam a encher o galão no filtro", explica a diretora ao destacar que estes funcionários foram
repreendidos. Ainda de acordo com a diretora, a direção do hospital orienta os funcionários a abastecer o galão com água filtrada, por meio de um filtro instalado em um depósito de serviços gerais.
"Nós não concordamos com essa conduta, sempre orientamos nossos funcionários, mas infelizmente trabalhamos com pessoas, que cometem erros". A diretora informou ainda que o bebedouro será substituído por outros, que já devem ter purificador de água embutido.
as necessidades serão ainda maiores e todos nós deveremos ficar atentos para repor as perdas que ocorrem nesse período.
Água: elemento vital
A água é a substância mais abundante do corpo humano. Ela é um componente essencial de todos os tecidos do organismo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.
Em temperaturas moderadas, os adultos podem viver por aproximadamente 10 dias sem água; as crianças podem viver por cerca de 5 dias. Já sem alimento uma pessoa saudável pode sobreviver durante várias semanas.
A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, a água proporciona uma camada protetora para as células do corpo e, sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.
A água é necessária à formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.
Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.
Necessidades diárias
O corpo humano perde água de várias formas. Através dos rins em forma de urina, como parte das fezes, através do processo de respiração e através da transpiração (suor). Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado. Um baixo consumo crônico de água aumenta o risco de cálculos (pedras) renais ou cálculos na bexiga
A quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água. Sucos, refrigerantes, chá, café e os alimentos contém água. Mas a pessoa deve dar preferência à água pura.
Fatores que aumentam as necessidades de água
É necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. É necessário ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento.
Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.
É bom lembrar também que alguns componentes da dieta aumentam a necessidade de água, como é o caso dos alimentos muito salgados. O uso de diuréticos ou outros medicamentos que aumentam o fluxo urinário requer uma ingestão adicional de líquidos.
A qualidade da água é importante
A água mais segura para se beber é aquela tratada pelos sistemas de abastecimento e depois filtrada em casa ou fervida. Contudo, isto não quer dizer que não ocorram problemas. As águas dos rios estão se tornando cada dia mais poluídas por resíduos domésticos e industriais, restos de fertilizantes, pesticidas e lixos químicos e nucleares e tudo isso pode causar sérios problemas para nossa saúde. Estudos mostram que muitos casos de diarréia e infecção intestinal atribuídos a intoxicações alimentares ou outras causas devem-se, na verdade, à água contaminada.
Outro problema sério de saúde pública é o constante uso por parte da população de água de bicas contaminadas. Em pessoas saudáveis, os problemas ocasionados pela ingestão deste tipo de água muitas vezes é superado em pouco tempo, mas em pessoas com baixa resistência imunológica (crianças, idosos e doentes) isso pode ser fatal.
Água engarrafada: uma opção
O impacto criado pela constante contaminação das águas de bicas, torneira, etc, elevou o interesse das pessoas pelo consumo de água engarrafada. Mesmo assim, existem várias opiniões e desconfianças quanto as fontes e conteúdos das várias garrafas disponíveis no mercado. Em geral, a dúvida maior fica por conta da procedência da água e por isso, devemos ficar atentos e procurar comprar as marcas mais consolidadas no mercado.
Tipos de água engarrafada encontrados no mercado:
• Água potável: é vendida no mercado em garrafões, sendo retirada de qualquer fonte aprovada (rios, reservatórios, água encanada). Em seguida é filtrada e desinfetada e o conteúdo mineral pode ser ajustado.
• Água mineral: contém no mínimo 500mg de minerais por litro
• Água com gás: contém dióxido de carbono para ficar borbulhante. Existem águas gaseificadas naturais que já vêm nesse estado da própria fonte
• Água termal: é retirada de fontes naturais.
Concluindo, a água é o mais abundante e o mais barato de todos os líqüidos existentes para matar nossa sede. Ela é importante para todos os processos vitais do nosso corpo e deve ser ingerida diariamente.
Beba oito copos de água por dia
Eu sugiro que se beba pelo menos 8 copos por dia, nunca junto com as refeições. Dessa forma, seu corpo estará sempre hidratado, sua pele ficará mais macia e elástica, pronta para encarar o verão que se aproxima.
Para entrar em contato com a prfª Jocelem envie seu e-mail para jmsalgad@esalq.usp.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Dra. Jocelem Mastrodi Salgado,
Profª. Titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba. Autora dos livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", editora Madras.
ÁGUA COM ESTÔMAGO VAZIO
Beba água com estômago vazio.
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável
A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come Nada a perder, tudo a ganhar!
Para quem gosta de beber água fria.
Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.
Nota muito grave - perigoso para o coração:
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não con
eguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
Beba água com o estômago vazio
Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores:
Para idosos com doenças graves e doenças em tratamento médico, a água tem sido muito bem sucedida. Para a sociedade médica japonesa, há cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, corpo ferido, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarréia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer, distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
Método de tratamento:
1. Pela manhã e antes de escovar os dentes, beber 4 copos de água com 160ml.
2. Lavar e limpar a boca, mas não comer ou beber nada durante 45 minutos, depois pode-se comer e beber normalmente.
3. Após os 15 minutos do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
4. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 4 copos de água, no início podem começar por tomar um copo e aumentar gradualmente a quantidade para 4 copos por dia.
5. O método de tratamento cura doenças e outros podem desfrutar de uma vida mais saudável.
A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento necessários para curar / controlar / reduzir as principais doenças:
1. Pressão Alta – 30 dias
2. Gastrite – 10 dias
3. Diabetes – 30 dias
4. Obstipação – 10 dias
5. Câncer – 180 dias
6. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos colaterais. No entanto, no início do tratamento, haverá a necessidade de urinar frequentemente. Mas é melhor se continuarmos com o tratamento, porque este procedimento funciona como uma rotina de nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia, porém é importante não beber durante, nem após a refeição, pois retarda a digestão ao diluir o suco gástrico.
Como inserir anúncios do Buscapé ou Bom de Faro no seu blog
A diversidade é uma grande virtude para um Problogger que deseja ganhar dinheiro com blogs, por isso é preciso conhecer por quais caminhos o dinheiro percorre. Um desses caminhos é o programa de afiliados Buscapé/Bom de Faro.
Se você ainda não possui uma conta no Buscapé Afiliados, é só acessar http://www.buscape.com.br/afiliados
Esse é programa é um dos mais utilizados para monetização de blogs aqui no Brasil, por isso eu criei um Vídeo Post especial, para que você aprenda à inserir anúncios do Buscapé em seu blog. Lembre-se que o Buscapé paga por clique, e hoje o valor pago é de R$ 0,25(vinte e cinco centavos de Real). Este valor pode parecer pequeno, porém é muito mais eficaz do que esperar o usuário clicar e comprar algo dos anúncios do Submarino ou Dell, pois os mesmo não pagam por cliques, mas sim por compra efetuada.
Golpe do Cartaz "Trabalhe em Casa"
|
A promessa é de alto salário para que o interessado realize trabalho em casa. Para inicio imediato da atividade, o pretendente tem que efetuar um depósito bancário correspondente ao material de trabalho e só depois descobre que foi vitima de um golpe.
Jamais concretize qualquer tipo de negócio por telefone. Solicite endereço da empresa para fazer uma visita. Peça o número do CNPJ para posterior consulta na junta comercial. Procure informações da empresa no PROCON para saber de sua idoneidade. A associação comercial e industrial de sua cidade é um órgão importante a ser consultado.
Golpe do Purificador de Água
|
Criminosos ligam para residências fazendo-se passar por operadores de telemarketing de empresas de purificadores de água. Propõem a troca, gratuitamente, do carvão ativado do purificador. O cliente acaba aceitando oferta tão gentil e marca dia e hora para receber os técnicos da suposta empresa. Nesses casos podem ocorrer várias situações criminosas, tais como: assalto, furto de algum pertence da vítima sem que ela perceba ou estelionato (golpistas simulam que encontraram algum defeito e cobram preços absurdos das pessoas).
Portanto, antes de aceitar a visita de técnicos em sua residência, confirme a veracidade da proposta, ligando para o telefone constante na fatura mensal, no site da empresa ou pelo serviço de atendimento da companhia telefônica. Somente assim você terá certeza de que estará recebendo em sua casa trabalhadores e não bandidos.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Que tipo de água tomar, filtrada ou mineral?
Conheça as diferenças entre água tratada e proveniente de mina
Qual a origem da água que você toma em casa? Da torneira ou mineral, vendida em galões? Quanto aos cuidados, qual a melhor forma de eliminar impurezas da água tratada? Filtrar ou ferver? A qualidade do produto reflete diretamente na saúde do consumidor. Por isso, é importante ficar atento e saber sobre a origem e a melhor forma de cuidar dessa substância essencial à vida.
O biólogo e diretor técnico da Bioagri Pedro Zagatto, explica que nem todas as águas são iguais: a oriunda de mina ou considerada “mineral”, por exemplo, que é engarrafa para venda, não passa por qualquer tipo de tratamento e possui menor diversidade de minerais do que aquela proveniente de rios e represas, que é captada e distribuída à população após tratamento. “A água mineral tem origem em uma fonte única, então pode apresentar baixa quantidade de elementos naturais, como cálcio e magnésio. Por isso, só pode ser comercializada se possuir sais minerais em quantidades mínimas estabelecidas por lei”, afirma.
Já a água de rio, possui, em sua maioria, composição homogênea, com alta diversidade de elementos naturais e essenciais, já que é enriquecida naturalmente pelos sais minerais retirados das rochas e sedimentos, ao longo do tempo, explica. Até chegar ao consumidor, a água passa por um longo processo de tratamento, que deve atender os padrões estabelecidos pela legislação. Entretanto, a rede de distribuição por onde passa a água tratada pode sofrer quebra e infiltração. Por isso, é importante que a água seja filtrada em casa.
E como tratar esta água em casa? Ferver pode eliminar micro-organismos, mas altera o sabor da água. Então, Zagatto recomenda o tradicional “filtro de barro”, feito de argila, que filtra as partículas, e de carvão, que retém substâncias orgânicas. Assim, é possível consumir um produto com mais qualidade e rico em sais minerais.
Mudança de hábitos
Até a década de 70, a população brasileira consumia, principalmente, água de torneira, filtrada por filtros de barro. A partir de então, em função da divulgação da qualidade das águas dos mananciais, que em sua maioria estão contaminados por esgoto doméstico e propiciam grandes florações de algas, que muitas vezes dão gosto e odor à água, a população passou a consumir água mineral (de galão/garrafa). Assim, criou-se um grande mercado de água mineral e o problema da poluição hídrica tornou-se de conhecimento popular.
Como não queria abrir mão das minhas mordomias, escolhi ganhar dinheiro pela internet.
Já ganhei uma grana boa com sites que pagam pra você ver os anúncios.
por exemplo tem usuários que ganharam 75 mil dólares em um ano (dá pra comprar um imóvel e alugar, já terás mais 700 reais de aluguel todo mês fácil).
Ainda não atingi essa marca, mas espero chegar lá.
Se quiser ser pago ó pra dar uns cliques por dia sem ocupar mais que vinte minutos do seu tempo é só me adicionar em criafjv@hotmail.com que explico como fazer, como se cadastrar, mostro comprovantes de pagamento e dou a dica dos bux mais confiáveis da internet!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Burocracia atrasa obras de transporte para a Rio 2016.
- Quero a TransCarioca pronta até a Copa de 2014. Se a liberação da verba federal demorar muito, vou começar com recursos próprios - disse o prefeito durante a inauguração do Instituto Rio 2016, na segunda-feira.
Segundo o cronograma da prefeitura, as obras da via devem começar no segundo semestre deste ano, para ficarem prontas até o segundo semestre de 2013.
O projeto da TransCarioca, que tem custo estimado em mais de R$ 700 milhões, prevê a criação de duas linhas de ônibus: uma expressa e outra com paradas. A obra exigirá a desapropriação de 3.630 imóveis em vários bairros , incluindo Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Madureira, o que custará R$ 300 milhões. O início da licitação da via foi atrasado, entre outros motivos, porque o Tribunal de Contas do Município pediu esclarecimentos sobre o edital à prefeitura.
Já a TransOeste, corredor viário que ligará a Barra a Santa Cruz e que inclui a construção do Túnel da Grota Funda e a duplicação de parte da Avenida das Américas, já teve todo o seu terreno desapropriado, segundo Paes, e deverá ficar pronta em 2012. A via terá investimento de R$ 630 milhões.
Segundo os projetos, os veículos que circularão nessas vias usariam biocombustíveis, para reduzir a poluição e garantir mais um legado ambiental dos Jogos Olímpicos.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Qual a melhor forma de filtrar água em casa?
aos cuidados, qual a melhor forma de eliminar impurezas da água tratada? Filtrar ou ferver? A
qualidade do produto reflete diretamente na saúde do consumidor. Por isso, é importante ficar
atento e saber sobre a origem e a melhor forma de cuidar dessa substância essencial à vida.
biólogo e diretor técnico da Bioagri Pedro Zagatto, explica que nem todas as águas são iguais: a
oriunda de mina ou considerada “mineral”, por exemplo, que é engarrafa para venda, não passa por
qualquer tipo de tratamento e possui menor diversidade de minerais do que aquela proveniente de
rios e represas, que é captada e distribuída à população após tratamento. “A água mineral tem
origem em uma fonte única, então pode apresentar baixa quantidade de elementos naturais, como
cálcio e magnésio. Por isso, só pode ser comercializada se possuir sais minerais em quantidades
mínimas estabelecidas por lei”, afirma.
Já a água de rio, possui, em sua maioria, composição homogênea, com alta diversidade de
elementos naturais e essenciais, já que é enriquecida naturalmente pelos sais minerais retirados das
rochas e sedimentos, ao longo do tempo, explica. Até chegar ao consumidor, a água passa por um
longo processo de tratamento, que deve atender os padrões estabelecidos pela legislação.
Entretanto, a rede de distribuição por onde passa a água tratada pode sofrer quebra e infiltração. Por
isso, é importante que a água seja filtrada em casa.
E como tratar esta água em casa? Ferver pode eliminar micro-organismos, mas altera o sabor da
água. Então, Zagatto recomenda o tradicional “filtro de barro”, feito de argila, que filtra as
partículas, e de carvão, que retém substâncias orgânicas. Assim, é possível consumir um produto
com mais qualidade e rico em sais minerais.
Legislação
No Brasil, a portaria 518 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabelece as normas
de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano, que não deve ter, por exemplo,
sabor e odor. O consumo de água não tratada pode causar diversas doenças, como diarreia e
amebíase.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o consumo de água contaminada no
país já provocou doenças em cerca de dez mil brasileiros, entre 1999 e 2008.
Mudança de hábitos
Até a década de 70, a população brasileira consumia, principalmente, água de torneira, filtrada por
filtros de barro. A partir de então, em função da divulgação da qualidade das águas dos mananciais,
que em sua maioria estão contaminados por esgoto doméstico e propiciam grandes florações de
algas, que muitas vezes dão gosto e odor à água, a população passou a consumir água mineral (de
galão/garrafa). Assim, criou-se um grande mercado de água mineral e o problema da poluição
hídrica tornou-se de conhecimento popular.
Casa Aqua será uma das novidades da Ambiental Expo 2010
Uma das grandes novidades da 2ª Edição da Ambiental Expo 2010 (Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para o Meio Ambiente) será o lançamento da Casa Aqua - Alta Qualidade Ambiental - Leroy Merlin, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Durante a feira será apresentado o projeto de uma casa térrea, no tamanho original de 40m², que foi projetada pelo arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb. A casa Aqua foi um projeto que teve início na Feicon de 2009, realizado pela Inovatech Engenharia e Fundação Vanzolini, apoiado pela Leroy Merlin para demonstrar a aplicação dos conceitos sustentáveis mais modernos na construção civil. Neste ano uma maquete do projeto 2010 foi apresentada durante a Feicon e ganha forma durante a Ambiental Expo 2010. A Leroy Merlin vem investindo em ideias para garantir um planeta melhor. Em outubro de 2009, foi inaugurada em Niterói (RJ), a primeira loja Certificada do Brasil através do processo de construção sustentável AQUA - Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. A rede também vem crescendo em ações com esta filosofia dentro das lojas, como o Programa Construir e Sustentar que procura levar o pensamento da preservação e da sustentabilidade para casa, através de produtos ecossustentáveis que, dentro da loja, os consumidores conhecem as características e benefícios na utilização dos mesmos, que além de reduzir o impacto ao ambiente, tem boa relação custo-benefício. |
Governo lança espaço interativo na estação pinheiros da CPTM
Estação do Conhecimento Sabesp é opção para estudantes e interessados em conhecer melhor o ciclo do saneamento. O governador Alberto Goldman inaugurou dia 09 de abril na Estação Pinheiros da CPTM, Av. Nações Unidas, 5701, uma nova opção para estudantes e interessados em conhecer melhor o ciclo do saneamento. É a Estação do Conhecimento Sabesp. O espaço-interativo e com 437 m² de área - mostra os processos pelos quais passa a água (a captação no manancial, como é tratada para ser consumida e, em seguida, virando esgoto e sendo encaminhada para tratamento até ser devolvida ao rio), os principais projetos realizados na Região Metropolitana de São Paulo (Tietê, Córrego Limpo e Vida Nova - Proteção dos Mananciais), e conta um pouco da história da companhia e seu pacote de Soluções Ambientais. Na exposição estão presentes elementos de interatividade e lúdicos. Também será inaugurada a nova agência de atendimento da Sabesp, que funcionará no Acessa São Paulo. O projeto foi desenvolvido por artistas que atuaram na concepção e montagem do Museu do Futebol. |
terça-feira, 4 de maio de 2010
Para quem não se hidrata
•- desvitalização dos cabelos;
• - descamação do couro cabeludo;
• - distúrbios de concentração;
•- sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta;
•- ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
• - conjuntivites;
• - sinusites;
• - bronquites;
• - pneumonias;
- lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
• - queda e enfraquecimento dos pêlos;
• - baixa produção de saliva;
•- distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
•- respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
•- constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
•- impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.
É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente, conforme já disposto.
Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.
Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água. Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço, para não prejudicar a digestão.
Há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto se deveria tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte para a substância.Por que os líquidos são tão importantes para a saúde em geral?
Os líquidos das bebidas que você ingere e os alimentos que você come são sua principal fonte de água, necessária para regular a temperatura do corpo, manter a pele hidratada e transportar oxigênio e outros nutrientes essenciais para suas células.
Seu corpo perde água constantemente – através de sua respiração ao expirar, através de sua pele ao transpirar e através da urina. Essa água deve ser reposta para manter uma boa saúde
Dois terços do peso corpóreo correspondem à água. Um indivíduo com 68 quilos posssui aproximadamente 38 litros de água no corpo.
Destes, entre 22 a 26 litros encontram-se no interior das células, 7.5 litros encontram-se no espaço intercelular e uma quantidade discretamente inferior a 4 litros (aproximadamente 8% da quantidade da água total) encontra-se na corrente sangüínea.
O volume relativamente pequeno de água na corrente sangüínea é muito importante para o funcionamento do corpo e deve ser mantido constante. A água que se encontra fora da corrente sangüínea atua como um depósito para repor ou absorver o excesso de água do sangue de acordo com a necessidade. A água entra no corpo principalmente através da absorção do trato gastrointestinal. A água deixa o corpo principalmente sob a forma de urina excretada pelos rins.
Os rins podem excretar até vários litros de urina por dia ou podem conservar a água excretando menos de meio litro por dia. Diariamente, pela evaporação através da pele e dos pulmões, são perdidos aproximadamente 750 mililitros de água.
A sudorese abundante, como a que ocorre durante a realização de um exercício vigoroso ou em climas quentes, pode aumentar dramaticamente a quantidade de água perdida através da evaporação. Normalmente, a perda através do trato gastrointestinal é pequena. No entanto, em casos de vômito prolongado ou de diarréia grave, a perda diária pode ser de até 3,7 litros ou mais.
Quando o consumo de água compensa a quantidade perdida, a água do corpo encontra-se em equilíbrio.
Para manter este equilíbrio, os indivíduos saudáveis com uma função renal normal e que não transpiram excessivamente devem ingerir pelo menos um litro de líquido por dia. No entanto, é recomendada a ingestão de 1.5 a 2 litros por dia para proteger-se contra a desidratação e também contra a formação de cálculos renais.
Quando o cérebro e os rins funcionam adequadamente, o organismo consegue enfrentar alterações extremas da ingestão de água. Normalmente, um indivíduo pode ingerir uma quantidade suficiente de água para compensar a perda excessiva e, conseqüentemente, manter o volume sangüineo e a concentração dos sais minerais dissolvidos (eletrólitos) no sangue.
A quantidade de água presente no organismo está intimamente relacionada à quantidade de eletrólitos. A concentração (nível) de sódio no sangue é um bom indicador da quantidade de água existente no organismo. O corpo trabalha para manter constante o nível de água total e, conseqüentemente, para manter constante a concentração de sódio no sangue.
Quando a concentração de sódio encontra-se demasiadamente alta, o corpo retém água para diluir o excesso de sódio. O indivíduo sente sede e produz menos urina.
Quando a concentração de sódio diminui excessivamente, os rins excretam mais água para fazer com que a concentração de sódio retorne ao equilíbrio.