terça-feira, 1 de junho de 2010

Água filtrada ou água mineral?

Beber água é fundamental para a nossa vida, mas é preciso ter um certo cuidado. Não é qualquer uma que pode ser consumida. Dependendo da água que você for beber, ela pode trazer malefícios para a sua saúde.

Você deve sempre consumir água potável, pois ela está livre de bactérias, impurezas e outros organismos que podem trazer doenças. As melhores opções, neste caso, são as águas minerais e as filtradas.

Muita gente confunde uma com a outra. Principalmente porque a indústria de filtros de água não tem interesse de explicar que há diferenças entre elas. São coisas sutis, mas que podem significar muito na hora do consumo.

A água filtrada, como o próprio nome diz, é aquela que passa por um tratamento caseiro. Ela vem da torneira, entra no filtro (de cerâmica ou de carvão ativo, por exemplo) e lá é purificada. Assim, você pode consumi-la sem medo, pois as impurezas ficam no filtro. É preciso lavá-lo e trocá-lo sempre. Do contrário, vai chegar um momento em que o filtro não cumprirá mais sua função. A água que vem da torneira também pode ser fervida antes de ser consumida.

Já a água mineral não precisa passar pelo processo de filtração. Ela já é purificada e vem de fontes naturais. A água mineral tem vantagem maior sobre a água filtrada. Enquanto a primeira já vem com nutrientes acrescentados em sua composição, a segunda não. Por isso, a água mineral traz mais benefícios para a saúde, enquanto que a água filtrada serve apenas para a hidratação.

Os nutrientes presentes na água mineral são diversos. Depende do tipo de fonte da qual ela é retirada. Os mais comuns são cálcio, flúor, magnésio e potássio. Se você precisa aumentar os níveis destes compostos no seu organismo, dê preferência para a água mineral. Mas se você não sente esta necessidade, beba a filtrada. Só não consuma água diretamente da torneira, pois isto pode fazer muito mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário