Organismos cultivados na aquicultura, parâmetros fisico-químicos da qualidade de água e práticas da manejo foram os principais temas do curso “Qualidade de água e aquicultura”, coordenado pela pesquisadora Kárlia Dalla Santa Amaral, para os alunos da Escola Família Agrícola do Pacuí, que encerram na terça-feira (30) o período de estágio na instituição de pesquisa.
O curso acontece pela manhã e à tarde, no auditório da Embrapa Amapá, e conta com a participação da coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Luana Silva.
Durante a primeira palestra, Kárlia Amaral abordou questões relacionadas ao cultivo de organismos aquáticos, demonstrando técnicas de controle (Boas Práticas de Manejo) para manutenção de parâmetros físico-químicos ideais da qualidade da água nos diferentes sistemas de produção.
“É importante que os alunos aprendam os conhecimentos da aquicultura e a qualidade de água porque esta atividade vem crescendo no mundo e tem se mostrado como alternativa para diminuir a sobreexploração dos estoques pesqueiros”, afirmou a pesquisadora.
A professora da UEAP, Luana Silva, ministrou palestra sobre liminologia (ciência que estuda as águas interiores) e poluição aquática, explicando para os alunos como são os processos de eutrofização (fenômeno causado pelo excesso de nutrientes na água) dos corpos d’ água e os métodos de amostragem da coleta de água.
“O importante é que os alunos entendam como acontecem os processos causados pelos excessos de nutrientes na água” explicou a professora. Como parte da programação, durante o período da tarde, os alunos acompanharam a apresentação de como utilizar os equipamentos de medição da qualidade da água. Este curso faz parte da programação de estágio dos alunos concluintes da Escola Família Agrícola do Pacuí, localizada no distrito de São Joaquim do Pacuí, município de Macapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário