RIO - Antigo Corredor T-5, a TransCarioca (Barra-Penha) parece ser a que mais preocupa o prefeito Eduardo Paes no momento. Questões burocráticas atrasaram o início da licitação das obras, e o governo federal ainda não liberou a verba necessária para a sua construção. Ao mesmo tempo, porém, Paes anunciou nesta terça-feira que, já na próxima semana, será lançado o edital de licitação da Transolimpíada, estrada que ligará a Barra a Deodoro, na Zona Oeste.
- Quero a TransCarioca pronta até a Copa de 2014. Se a liberação da verba federal demorar muito, vou começar com recursos próprios - disse o prefeito durante a inauguração do Instituto Rio 2016, na segunda-feira.
Segundo o cronograma da prefeitura, as obras da via devem começar no segundo semestre deste ano, para ficarem prontas até o segundo semestre de 2013.
O projeto da TransCarioca, que tem custo estimado em mais de R$ 700 milhões, prevê a criação de duas linhas de ônibus: uma expressa e outra com paradas. A obra exigirá a desapropriação de 3.630 imóveis em vários bairros , incluindo Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Madureira, o que custará R$ 300 milhões. O início da licitação da via foi atrasado, entre outros motivos, porque o Tribunal de Contas do Município pediu esclarecimentos sobre o edital à prefeitura.
Já a TransOeste, corredor viário que ligará a Barra a Santa Cruz e que inclui a construção do Túnel da Grota Funda e a duplicação de parte da Avenida das Américas, já teve todo o seu terreno desapropriado, segundo Paes, e deverá ficar pronta em 2012. A via terá investimento de R$ 630 milhões.
Segundo os projetos, os veículos que circularão nessas vias usariam biocombustíveis, para reduzir a poluição e garantir mais um legado ambiental dos Jogos Olímpicos.
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